12 de agosto de 2014

Cidadania: Aprenda a Fazer Coleta Seletiva na sua Casa


Eai pessoal, como vão?


Hoje vamos falar sobre uma ação de cidadania que vem ganhando espaço em São Paulo nos últimos anos: a coleta seletiva do lixo! Além de informações úteis de como você mesmo na sua casa pode contribuir com a coleta seletiva da sua cidade! 

Situação de Cidadania


Enquanto esperava um ônibus na Av. Paes de Barros com a Rua Guaimbé, o caminhão de lixo da Loga (empresa de coleta de lixo reciclável da região) passou do outro lado da rua e me motivou a escrever sobre a coleta seletiva e como ajudar a deixar São Paulo mais limpa!

caminhao Loga coleta seletiva do lixo
Caminhão da Loga realizando a coleta seletiva do lixo

Aprendendo com a Cidadania


A coleta seletiva do lixo é uma ação extremamente importante nas grandes cidades e só é possível com a colaboração de todos. Você pode praticar essa ação de cidadania de maneira simples na sua casa, atentando para 2 pontos: separação do lixo e disposição nos horários corretos.

  1. Separação do Lixo Separar o lixo reciclável (papel, plástico, metal, vidro, madeira, etc) do lixo não reciclável (restos de comida, lixo comum, etc). Aqui vale a pena lembrar que essa simples divisão em reciclável e não reciclável já contribui muito pois o caminhão da coleta seletiva irá misturar todo o lixo reciclável e então não é necessário separar por cada tipo de material. 
  2. Disposição do Lixo Colocar o lixo corretamente nos horários de coleta do caminhão na sua rua e ficar atento para os horários do caminhão normal e do caminhão da coleta seletiva! Para verificar esses horários vocês podem acessar o site de limpeza urbana da prefeitura de São Paulo ou diretamente o site das empresas de coleta da cidade: Loga (região norte, oeste e centro) e ECOURBIS (região sul e leste).

É muito bom ver essa atitude se expandindo! Há alguns anos atrás, o caminhão de lixo reciclável não passava em muitas regiões da Mooca. Lembro disso porque na minha rua há 2 anos atrás isso não acontecia e agora o lixeiro da coleta seletiva passa toda semana!
Infelizmente ainda não são todas as ruas da cidade de São Paulo que são cobertas pelo caminhão da coleta seletiva, mas nessas regiões existem alguns pontos onde é possível deixar o lixo. No site do programa Eu jogo limpo com São Paulo é possível verificar esses locais!

E vocês, realizam a divisão do lixo em suas residências? Compartilhe a sua experiência de cidadania conosco! Ou se preferir, envie um email para o blog: cidadanianobairro@gmail.com

Até o próximo post pessoal!

2 comentários:

  1. Realizei recentemente uma "limpeza extra" em casa e juntei um volume expressivo de "trecos". Como nao podia deixar para ser retirado pelo lixeiro, procurei um local adequado para o seu descarte. Encontrei proximo daqui um posto de coleta destes 'trecos" (sob o viaduto da Rua da Mooca, na Av. Presidente Wilson). Pessoal muito solicito indicou diversas caçambas para o descarte. O horário de atendimento tambem é muito amplo. Existem diversos pontos para coleta na cidade de São Paulo. Ou seja, não há motivos para fazer um descarte indevido. Abraço! 

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge!
    Isso! muito bem! =)
    Esse é um dos vários Ecopontos espalhados pela cidade de São Paulo e que foram comentados nesse post! Ele é administrado pela empresa Inova e fica aberto de segunda à sábado das 6h às 22h e de domingos e feriados das 6h às 18h! Aqui na Mooca temos outros 3 ecopontos e vocês podem conferir no site do Eu Jogo Limpo com São Paulo.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?