7 de setembro de 2014

Cidadania: Participando e Ajudando em Campanha de Doação de Sangue


Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre uma ação de cidadania que nós do Cidadania no Bairro praticamos nesse fim de semana: a doação de sangue. Além disso vamos falar também como você pode ajudar!

Situação de Cidadania 

Cidadania: Campanha de doação de sangue
Cidadãos doando sangue em campanha

Neste domingo dia 31/08/2014 aconteceu no Centro Espírita Ana Vieira a campanha de doação de sangue, cujas bolsas de sangue tinham como destino o Hospital Samaritano. Nós do Blog da Cidadania no Bairro aproveitamos a oportunidade para fazermos a nossa parte e praticarmos a cidadania, além de levarmos nossos familiares para ajudarem também!


Durante três vezes ao ano  (abril, agosto e dezembro) o Hospital Samaritano leva sua equipe e monta toda a estrutura necessária para realizar a coleta do sangue no Centro Ana Vieira, que cede seu espaço para a realização das doações de sangue.

Incentivando a Cidadania 


É muito fácil praticar a cidadania doando sangue: em menos de uma hora você pratica a cidadania e ainda ganha um lanchinho! =)
A atitude de doação de sangue é muito bonita, porque é a oportunidade que temos de ajudar ao próximo mesmo sem conhecê-lo, é a nossa chance de doar uma parte de nós mesmos em prol de outras pessoas que precisam! 

O mais legal não foi o fato de termos ido doar sangue, mas de conseguirmos despertar o espírito de cidadania em nossos familiares também.

Em muitas épocas do ano os bancos de sangue ficam com níveis baixíssimos de estoque, então a sua doação é sempre muito importante. Não deixe para doar apenas quando um familiar ou amigo está precisando, doe independente disso, pois você verá que a sensação de satisfação pessoal é maravilhosa e estará ajudando alguém que depende da sua doação para sobreviver!

Eu saí de lá me sentindo um super-herói, pensando que o meu sangue poderá salvar uma vida!

Quem pode doar sangue?


Existem alguns requisitos para que você possa doar sangue, entre eles:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ser maior de 16 anos e menor de 69 anos
  • Ter mais que 50kg
  • Estar alimentado e descansado
  • Não ter ingerido substância alcoólica nas 12 horas antes da doação
  • Levar documento original com foto

Como foi o processo de Doação de Sangue?

Essa já é a minha quarta doação de sangue, então vou compartilhar com vocês minha experiência de todo o procedimento, que acredito que não seja muito diferente de outros locais de doação.

1 - Antes de realizar a doação

Os procedimentos realizados antes da doação de sangue são os seguintes:

  • Preenchimento de um formulário com seus dados pessoais como nome, endereço, telefone, entre outros.
  • Responder a um questionário, contendo perguntas sobre você e seus hábitos, por exemplo, quais medicamentos faz uso, se esteve em regiões endêmicas de Malária, entre outras perguntas.
  • Triagem: é realizado aferição da pressão arterial e é colhido sangue retirado de seu dedo para verificação se você possui anemia (infelizmente, se você tiver com um quadro de baixa quantidade de hemoglobina no sangue - caracterizando anemia - você não poderá realizar a doação de sangue)
  • Conversa com o profissional da saúde: esse profissional refaz algumas perguntas que você já respondeu anteriormente, para confirmar algumas informações.
É super importante ir alimentado para realizar a doação, para evitar intercorrências, pois você pode acabar passando mal se não tiver bem alimentado.

Então, passando por esses procedimentos, você pode iniciar a doação de sangue.

2 - Durante a doação de sangue

O procedimento é super tranquilo, eu não senti dor alguma ou incômodo. Durante a doação, foi colocada a agulha no meu braço e conectada à bolsa coletora do sangue. São também coletadas 3 amostras para realização de exames, para verificar se você não possui alguma doença que seria transmissível através do sangue (por exemplo, HIV, hepatite, etc).
Durante a coleta do sangue, é dada uma bolinha para ficarmos movimentando a mão.
Acredito que o processo de doação de sangue (o tempo para encher a bolsa com o meu sangue) durou em torno de 15 minutos, ou seja, super rápido!


Cidadania: Procedimento de coleta do sangue
Cidadão no procedimento de doação de sangue

3 - Após a doação de sangue

Após ter realizado a sua doação de sangue, algumas recomendações são feitas, entre elas:
-se alimentar após a doação
-ingerir bastante líquido nas próximas 24 horas
-evitar bebidas alcoólicas nas próximas 24 horas
-evitar esforço físico


O mais legal de tudo, o Hospital Samaritano envia uma carteirinha de "Doador de Sangue", contendo seus dados, o seu tipo sanguíneo e a data que você poderá realizar a próxima doação.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado do post, o nosso papel além de incentivar a cidadania é também trazer informações importantes para vocês, para que vocês tenham conhecimento para praticarem a cidadania! (mais informações sobre doação de sangue)

Beijos e até os próximos posts!

4 comentários:

  1. Muito legal a atitude de vocês! Vocês nos provam que não apenas falam de Cidadania, mas também a praticam! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, muito obrigado! Nós nos sentimos sempre muito bem em poder praticar a cidadania! É gratificante!

      Excluir
  2. Olá, verifiquei sua matéria sobre doação de sangue, e gostaria de informar que o IBCC, Hospital Brasileiro de Controle do Câncer, tem seu próprio banco de sangue, material este que é utilizado nas diversas cirurgias que promove todos os dias.
    Quem puder contribuir com a doação deste precioso líquido, será muito bem recebido pelos funcionários e também terá contribuído para ajudar os pacientes desta entidade.
    Abaixo dados do Hospital: Av. Alcântara Machado número 2576, fone 3474-4222

    Obrigada!
    Miriam

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?