19 de outubro de 2014

Cidadania Desrespeitada: Bandejas/Lixo na Mesa em Praça de Alimentação

Oi pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje vamos falar sobre uma situação de desrespeito à cidadania que com certeza você que vai em Shoppings já presenciou: pessoas que utilizam a praça de alimentação e não levam as suas bandejas até o lixo, deixando a mesa que ocuparam suja e com lixo! 

Falta de Cidadania no Shopping

Antes de iniciar a descrever o ocorrido, gostaríamos de dizer que esse é um post especial para nós do blog da Cidadania no Bairro pois a foto e a sugestão do tema foram enviadas por um leitor. Obrigado por nos ter enviado a foto e colaborado com uma situação corriqueira.

Cidadania desrespeitada no shopping: lixo na mesa
Lixo deixado na mesa da Praça de Alimentação (Shopping JK Iguatemi)
O leitor nos enviou essa foto acima do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo e nos relatou que haviam diversas mesas que estavam nessa situação. As pessoas utilizam a Praça de Alimentação, se alimentam e depois quando terminam a refeição, saem das mesas sem ter recolhido o lixo gerado, demonstrando falta de cidadania e desrespeito ao próximo!

Analisando a Situação


Essa situação de desrespeito à cidadania é um exemplo clássico de falta de pensamento coletivista e despreocupação com o próximo.
Se pararmos para pensar, em uma praça alimentação de um shopping, há diversas lixeiras distribuídas por toda a praça! Ninguém precisa caminhar muito para recolher seu lixo e encaminhá-o para a lixeira. 
Além disso, não custa nada ao acabar de comer e sair da mesa levar seu lixo até a lixeira. Não pesa, não é trabalhoso, não requer grande esforço físico e não vai tomar nem 1 minuto do tempo da pessoa.

Gostaríamos realmente de entender o que leva alguém a cometer esse ato de desrespeito à cidadania, a pessoa simplesmente não se importa com o próximo, não se importa que a próxima pessoa que quiser sentar na mesa se deparará com uma mesa toda suja e com bandejas.

Como promover a Cidadania


Pessoal, acreditamos que as melhores maneiras de promover a cidadania nessa situação são:

  • Conscientizar as pessoas, pelo argumento de que ela se coloque no lugar do próximo, assim como ela não gostaria de encontrar uma mesa toda suja para realizar uma refeição, o próximo também não gostaria de encontrar e esse tipo de situação só depende da boa vontade das pessoas.
  • Argumentar dizendo que se elas não encontraram a mesa suja ou com bandejas ao se sentarem, não há um motivo para elas saírem da mesa e não deixá-as do jeito que encontraram
  • Incentive seus filhos à recolherem o lixo da mesa toda vez que vocês realizarem uma refeição em um shopping, pois dessa maneira ele crescerá com o conceito de que ele está praticando a cidadania ao recolher seu lixo
  • Quando sair para se alimentar em um Shopping, incentive as pessoas que estão com você à levarem os lixos e as bandejas até a lixeira.

Se tiverem interesse, vejam outro post sobre Como Fazer Coleta Seletiva na sua Casa!

Bom pessoal, por hoje é isso, esperamos que vocês tenham gostado e mandem também fotos e temas de situações que vocês gostariam que nós escrevêssemos aqui no blog da Cidadania no Bairro.

Lembrando de sempre jogar o lixo no lixo! 

Até os próximos posts =)

2 comentários:

  1. Nossa... Vejo isso acontecendo direto, pois almoço todos os dias em shopping. É uma má vontade das pessoas, pois geralmente os shoppings tem as lixeiras bem distribuídas e ninguem precisa percorrer uma maratona pra jogar o lixo fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bárbara! Precisamos mudar essa situação. Junte-se a nós! ;)
      Obrigado pela participação!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário! O que você achou do nosso post?